sábado, 25 de dezembro de 2010

A ARTE DE SORRIR CADA VEZ QUE O MUNDO DIZ NÃO...

Ontem à noite assistia a um documentário sobre um serial killer que matou cerca de 48 mulheres.


A polícia demorou cerca de 20 anos para conseguir desvendar o mistério do psicopata que atacava suas vítimas à noite e as levava para floresta.

No final do documentário, fiquei muito impactada com o que vi e ouvi: no tribunal após o julgamento do maníaco, parentes das vítimas foram convidados a prestarem depoimentos breves.

Foram declarações marcantes e tristes vindas de pessoas que choravam e declaravam em frente ao assassino o quanto era amargo está diante dele após o ocorrido. Muitos o ofenderam verbalmente, mas entre tantos testemunhos, especialmente um, causou-me perplexidade e emoção.

Subiu ao púlpito do tribunal, um senhor com cabelos brancos e barbas compridas. Com serenidade e muita emoção, declarou:

“O senhor tornou muito difícil fazer algo que Deus nos mandou fazer em qualquer circunstância. Ele nos ensinou a fazer não somente com algumas pessoas, mas com todas...Ele nos ensinou a perdoar....eu te perdoo senhor!”

Quando o psicopata ouviu essas palavras, reagiu impulsivamente, ao ponto de chorar. Acredito que essa reação não foi motivada por remorso ou culpa porque os psicopatas são frios e calculistas, provavelmente algum tipo de sentimento de frustração ocasionou essa reação inesperada. Afinal de contas, ninguém poderia esperar - nem mesmo ele - palavras como aquelas.

Enquanto aquele homem falava, eu chorava compulsivamente em frente a televisão porque tive a certeza naquele instante que ainda existem pessoas que fazem a diferença nesse mundo tão corrompido, cruel e insano.

O óbvio seria ouvir palavras para denegrir a imagem do maníaco. Seria óbvio sentir todo furor evidenciado no olhar e desprezo daquelas pessoas, mas algo inusitado ocorreu para mudar o curso dessa história.

Quero fazer diferença onde estiver. Não quero ser mais “um” na multidão....
Desejo impactar esse mundo e as pessoas com as quais me relaciono...

Enquanto escrevo essa postagem, lembro imediatamente de uma música interpretada por Maria Bethânia. Ela traduz exatamente o que sinto ao escrever essa postagem:

“...e eu desejo amar todos que eu cruzar pelo meu caminho...como sou feliz..eu quero ver feliz quem andar comigo....vem...”

O homem, citado na postagem disse SIM ao mundo que usualmente diz NÃO.

“...a arte de sorrir...cada vez que o mundo diz não...”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem criativa, observação ou conselhos :-)